CABELOS RUIVOS: Aprenda a manutenção adequada para os ruivos
Mas não é só de colorações que vive um cabelo vermelho.
Assim como loiros, os cabelos ruivos tendem a desbotar mais do que os cabelos castanhos e pretos, por isso merecem um tratamento todo especial.
Aprenda dicas e truques básicos que devem ser levados em consideração todos os dias.
De o máximo de cuidados ao seus cabelos e ele te dará em troca, muita vitalidade com brilho, maciez e cor estonteante
1 - LAVE O MÍNIMO POSSÍVEL
Como o vermelho é a cor que desbota mais rápido, não deve ser lavado todo dia. Isso significa que o seu cabelo deve ser lavado umas 2 vezes por semana; a não ser que seu cabelo seja oleoso ou fino, aí a indicação é que seja lavado em dias alternados ou quando se tem a necessidade de lavá-los. Outra opção é limpar as raízes com shampoo à seco, retirando o excesso de oleosidade e devolvendo um cheirinho bom às madeixas.
2 - EVITE SHAMPOO DE LIMPEZA PROFUNDA
Se lavar todos os dias já desbota, imagina se passar um anti-resíduos ou limpeza profunda? Seu cabelo vai passar do vermelho para o acobreado em questão de minutos, dando aquele efeito de cabelo água de salsicha que a ruivas odeiam. Os shampoos anti caspa costumam ser de limpeza profunda, por isso tome cuidado.
3- LAVANDO OS FIOS DA FORMA CORRETA
A forma correta ao lavar os fios é muito importante para manter a integridade dos mesmos, sem desalinhar as cutículas.
>Deve-se colocar a quantidade suficiente de shampoo, para lavar o couro cabeludo nas mãos, espalhar o shampoo entre os dedos e aplicar sobre a cabeça, não aplicando sobre comprimento e pontas, para não deixar embolar os cabelos da ponta sobre a cabeça.
>Massageie o couro cabeludo delicadamente com os dedos, sem utilizar as unhas, até fazer espuma.
>O sabão irá descer naturalmente para comprimento e pontas, caso seja necessário e queira , você poderá fazer movimentos de cima para baixo, levando a espuma até o resto do cabelo , mas não esfregue e nem faça movimentos de vai e vem, se você ficar esfregando as pontas do cabelo com shampoo, você ira quebrar e abrir as escamas do seu cabelo, dando aspecto quebradiço e seco nas pontas.
> Aplique um condicionador apenas nas pontas fazendo movimentos de cima para baixo.
4- PENTEANDO O CABELO SEM QUEBRAR
O cabelo molhado fica muito frágil, e sensibilizado, por isso trate-o como se fosse uma jóia na hora de penteá-lo molhado.
>Pegue uma toalha e tire o excesso de água dos fios, sem esfregá-los, pressione a toalha na cabeça.
>A seguir abra os fios com os dedos, depois espalhe pouco de creme para pentear, de preferência com protetor térmico e raios uv, espalhe nas mãos estre os dedos, aplique delicadamente no comprimento e pontas. Penteie com um pente de dentes largos,primeiro as pontas, em seguida penteie comprimento e pontas,depois penteie da raiz até as pontas.
>Ao acordar com os cabelos secos e embaraçados, passe os dedos entre os fios para alinhá-los e depois repita o mesmo procedimento de pentear os fios citado acima.
Uma maneira ótima para devolver a cor, brilho e maciez aos fios desbotados, além de proporcionar hidratação e brilho máximo, é através do Keraton banho de brilho da Kert. Esse banho de brilho não possui oxidantes nem nada agressivo aos fios, devolve a cor por deposição de pigmento, selando os fios e dando brilho máximo. O Keraton banho de brilho é indicado para ser usado após químicas e entre colorações, devolvendo a cor e brilho as madeixas opacas e sem vida, ou seja o Keraton banho de brilho é uma máscara super hidratante com pigmento. Existe o banho de brilho tradicional onde se usa água oxigenada 10 volumes, mas o banho de brilho keraton é indiscutívelmente melhor com poder hidratante. Muitas pessoas tingem de novo 2 semanas após a coloração, para devolver a cor aos fios, talvez seja desnecessário já que existem fórmulas menos agressivas, como o keraton banho de brilho, que possui outras funções, além de colorir, elas nutrem, reconstroem e hidratam.

6 - FAÇA O RETOQUE:
Se você achar que retocar de 30 à 45 dias é muito tempo para os seus cabelos, e não quer fazer um banho de brilho, para recuperar a cor dos cabelos, você poderá optar por fazer o retoque à cada 20 ou 25 dias.
7- USE LINHA ESPECÍFICA:

8 - PROTEJA OS FIOS:
Os fios vermelhos assim como os loiros, sentem mais o efeito de oxidação nos fios, do que os castanhos e pretos. Sempre proteja os cabelos com protetor solar, isso diminuirá o desbotamento, degradação e oxidação dos fios, causados pelos raios solares.
Também é bom sempre usar um leave-in com protetor térmico (termoativado), quando for usar secador e chapinha. Essa é a única maneira de fazer uma escova ou chapinha, com a garantia de não torrar os fios com o calor.
9 - HIDRATE SEMPRE:
O cabelo ruivo desidrata mais rápido por que tem as cutículas mais abertas do que um cabelo comum, o que é agravado com o uso de secadores, chapinhas, colorações. Hidratar os fios é fundamental para devolver vida aos fios. Faça hidratação 1 vez por semana e deixe seus cabelos com vida nova.
10 - RECONSTRUINDO O FIO:
O cabelo ruivo acaba perdendo seus componentes fundamentais durante o uso de secadores, chapinhas, colorações. Ao perder nível consideralvel de queratina, o fio perde forma, fica sem vida, quebradiço e até áspero ao toque. Repor os componentes fundamentais promove o preenchimento das falhas e o selamento da cutícula, devolvendo brilho e vida ao cabelo. A cauterização deve ser feita 1 vez por mês.

Corte as pontas do cabelo pelo menos de 3 em 3 meses. O corte não irá fazer o cabelo crescer, mas vai eliminar a parte quebrada, que em geral fica nas pontas, impedindo que a parte destruída suba mais ainda em direção ao comprimento e raíz. Cortar o cabelo permite um cabelo muito mais bonito, saudável e com movimento.
Muitas mulheres acabam se arrependendo quando colorem os cabelos puxados para o beringela ou acajú, pois por conter reflexos arroxeados, acaba fugindo um pouco do vermelho, que é o objeto de desejo das ruivas. Se você não gosta dos fios beringela, corra para os acobreados, amarronzados ou avermelhados.
13 - ESCOLHA COM QUALIDADE:
DICA: Lembre-se de usar sempre tintas profissionais de qualidade, (alfaparf, yama, kert, e outras) com um oxidante em volumagem adaptada a sua necessidade, que contenham componentes emolientes e hidratantes, isso proporcionará um resultado eficaz, com cor rica e brilhante, menos agressividade aos cabelos e com muito mais durabilidade, além de tudo, o mais próximo possível da cor desejada. (ver colorimetria 1).
14 - RUIVO NATURAL:
Esse é o ruivo natural, é o mais procurado e é o mais difícil de ser copiado pelas colorações. Geralmente as colorações com mistura marrons, dourado e acobreados, chegam o mais próximo possível dos ruivos naturais.
Os cabelos naturais precisam de cuidados, mas os cuidados são bem mais lights.
> Cortar os cabelos e fazer uma hidratação periodicamente é importante, tanto para quem tem cabelo natural ou tingido.
> A cauterização geralmente não é necessária, por que os cabelos naturais não passam por química.
>Use leave-in termoativado com protetor solar para proteger os fios, tanto do sol como do calor de pranchas e secadores.
>O banho de brilho da keraton é uma boa alternativa para quem quer tonalizar os fios e tem medo de passar uma coloração e se arrepender. O keraton proporciona cor + hidratação + brilho e sai progressivamente em 6 a 8 lavagens, sem manchar ou deixar resíduos de pigmentação.
CONHEÇA OS TIPOS DE RUIVO:


vermelhos intensos: como o nome já diz são os vermelhos bem profundos, com cores bem vivas.
vermelhos: São vermelhos menos fortes do que os intensos, com cor um pouco menos chamativa. Pode deixar a cor, um vermelho menos intenso.


Terracota: Aqui o que reina é a naturalidade, uma mistura de loiro dourado acobreado com um pouco de vermelho, criam um ruivo terracota
Acajú: Possuem uma pigmentação um pouco mais escura com reflexos levemente arroxeados.
Para saber mais sobre coloração e pigmentos ver colorimetria 1 !
Comentários
Postar um comentário
Obrigada! Seu comentário será respondido em breve...