CABELO: Você sabe tudo sobre ele?

Toda mulher adora o cabelo, e sempre quer estar em dia com ele, muitas mulheres quando não se sentem bem com o cabelo não gostam nem de sair de casa.
Ao entender a estrutura do nosso cabelo poderemos lidar melhor com os problemas que poderão surgir, utilizando o cosmético adequado para cada situação.
O fio de cabelo tem uma estrutura básica, igual para todas as pessoas. O que diferencia um cabelo do outro são os fatores genéticos, mas a estrutura básica continua a mesma. Os fatores genéticos é que fazem com que uma pessoa tenha cabelo mais liso, mais enrolado, mais fino, mais forte e por ai vai.
O cabelo do latim (capillus) é cada um dos pelos que crescem no couro cabeludo, e crescem cerca de 1 cm por mês.

A cutícula é parte mais externa , é responsável por proteger a parte interna do fio, formada por células planas que ficam apoiadas umas nas outras como se fossem as telhas de um telhado.
As escamas da cutícula ficam unidas devido ao cimento intercelular não queratinizado, rico em lipídios proporcionando aos cabelos um brilho saudável e natural.
O córtex é a parte interna do cabelo, rico em queratina, representa de 80% a 90% da massa do fio capilar, proporciona ao cabelo cor, força, resistência, elasticidade e umidade.
A medula é a parte central localizado dentro do córtex, lembra uma coluna, influi muito pouco no comportamento físico e químico da fibra


O cabelo por ser banhado por um manto acido, faz com que o fio possua naturalmente pH acido, protegendo as cutículas, garantindo também suavidade e brilho.
Essa acidez é mantida graças ao suor e óleo secretados pelas glândulas sudoríparas e sebáceas localizadas na cabeça.Quando a cutícula sofre danos, os cabelos ficam com uma textura um pouco áspera ao toque, de aspecto duro e sem brilho, devido a perda de queratina, tornando mais fácil a quebra.
.jpg)
FATORES QUE DANIFICAM OS CABELOS

Fatores ambientais como sal do mar, vento, sol, poluição; fatores químicos como alisamentos, relaxamentos, descolorações, colorações; fatores mecanicos como o modo errado de se pentear e lavar os cabelos, secadores, pranchas, fivelas, tranças; e ainda o estresse e o fumo.
Mas não se preocupe porque para quase todo tipo de dano hoje, existe algum cosmético que faça sua reparação total, ou reparação parcial como em casos graves de quebra.
A CONSTITUIÇÃO DO CABELO E A REMODELAGEM ATRAVÉS DE AGENTES QUÍMICOS
Você sabia que o cabelo é composto por células epidérmicas mortas? Os fios de cabelo são constituídos por proteínas formadas por longas cadeias de aminoácidos ligadas entre si por diferentes tipos de interações. A principal proteína presente no fio capilar é a queratina, sendo seu principal componente aminoácido a cisteína, rico em enxofre que permite uma grande quantidade de interações, denominadas pontes de dissulfetos (ligação S-S), que são responsáveis primariamente pela forma do cabelo. Essas pontes podem ser quebradas durante um alisamento, fornecendo nova forma ao fio capilar.
OS CABELOS E SUA ETNIA
os cabelos são classificados em trés tipos de acordo com a etnias: africano, caucasiano e oriental. A comparação entre os diversos tipos de cabelos na forma virgem mostra que eles possuem propriedades mecânicas diferentes entre si. Observou-se que os cabelos afros eram significativamente mais curtos do que os caucasianos e asiaticos.
Em um estudo morfológico com analise em fotomicroscopia da estrutura de cabelo de três etnias foi confirmada a aparencia do tipo de uma mola espiral no cabelo afro se comparado as hastes retas ou onduladas de voluntários asiáticos e caucasianos. Observou-se também uma grande incidência de cabelos quebrados (fig. A), e com nós nos cabelos africanos em quanto que nos cabelos caucasianos apresentaram apenas um nó (fig. B). Os asiáticos não apresentaram nenhum nó. É possível notar a sensibilidade do cabelo afro aos danos causados na cutícula expondo o córtex (fig. C e D).
tabela: diferença de crescimentos dos cabelos:
Comentários
Kéh.
Postar um comentário
Obrigada! Seu comentário será respondido em breve...